quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O que é a Transexualidade? - I

Sendo este um Blog cujo tema base e razão para a sua existência é a Transexualidade, acho fundamental que contenha uma espécie de explicação deste conceito, desta que é uma das áreas mais complexas da sexualidade humana, e que está muitas vezes longe do entendimento da população em geral. 


Abaixo seguem 3 das várias definições que se pode encontrar na Internet (basta clicar em "aqui" para ir para a página original), seguidas por uma explicação elaborada por mim, enquanto mulher transexual que sou, e tendo em conta aquilo que eu sinto:

Wikipedia (aqui): Transexualidade é a condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de género, mas pode ser considerada apenas um extremo do espectro de transtorno de identidade de gênero. Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de género diferente ao designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.
Usualmente os homens e as mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico, desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de gênero) para o seu corpo. A explicação estereotipada é de "uma mulher presa em um corpo masculino" ou vice-versa (...).

ILGA (aqui): Para muitas pessoas, a sua identidade de género - a identificação psicológica como homem ou mulher - não corresponde ao sexo que lhes foi atribuído e registado no assento de nascimento. O sexo atribuído é aquele que é inferido, geralmente, por um exame sumário da genitália, ignorando-se outros caracteres secundários, ou factores genéticos, endócrinos, ou neurológicos. (...) 
Estas são pessoas transexuais, ou seja, homens transexuais (as pessoas com uma identidade de género masculina, e cujo sexo atribuído à nascença foi o feminino, também conhecidos como FtM - do inglês "Female to Male", ou seja, o sentido em que fazem a sua transição de género) e mulheres transexuais (as pessoas com uma identidade de género feminina, e cujo sexo atribuído à nascença foi o masculino, também conhecidas como MtF - do inglês "Male to Female").

e-jovem (aqui): Identidade Sexual é como você se percebe. Alguns chamam de sexo cerebral. Na sua cabeça, você acha que é o que? Homem ou Mulher? (...)
No caso das transexuais, porém, a identidade sexual não está de acordo com o seu sexo biológico. Independente do gênero (podem nascer homens ou mulheres), papel (tem os mais masculinos até os bem efeminados) e orientação (existem transexuais hetero e transexuais homo), o que define o transexual é que seu corpo é de um sexo, mas seu cérebro é de outro. São mulheres presas num corpo de homem, ou vice versa.

Imagine você um belo dia acordando, indo pro banheiro, e de repente seu sexo foi trocado! Você ainda é você, pensa como você pensa, mas seu peito está diferente e ali, no meio das suas pernas... NÃOOOOOOOOO!!! 
Por isso que as transexuais tem repulsa ao seu corpo. Simplesmente não é o corpo delas. Elas não se identificam com NADA ali. Tudo o que querem é mudar tudo, cortar fora aquela coisa balançando, sumir com aqueles pelos, sentir seus peitos crescendo, como deveriam crescer... 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Por vezes as definições que encontramos por aí acabam por não ser representativas daquilo que a pessoa transexual sente. Umas definem-nos melhor, outras pior, mas é sempre complicadíssimo fazer com que uma pessoa dita "normal" entenda o que é uma pessoa Transexual.
Para isso, é preciso que a pessoa esteja realmente disposta a entende-lo, e que tenha o mínimo de sensibilidade para este tipo de assuntos.
Em todo o caso, ficam aqui umas palavrinhas minhas:

Transexualidade é uma condição caracterizada pela discordância entre o corpo e a alma. Pessoas Transexuais nascem com um determinado corpo (masculino ou feminino) e com uma identidade pessoal não correspondente ao sexo biológico. Por exemplo: uma mulher que nasce com um corpo masculino (meu caso) ou um homem que nasce com um corpo feminino.
Sendo que o corpo não corresponde ao sexo psicológico, existe uma ENORME necessidade de transforma-lo, adaptando-o à sua identidade psicológica.
Por vezes as pessoas falam do assunto como sendo uma "escolha", uma "opção sexual", mas considero esses termos inapropriados e mesmo errados, pois levam as pessoas a ter outra imagem da Transexualidade.

Uma pessoa não é Transexual porque o tenha escolhido. Uma pessoa nasce com este "problema", sobrevive com ele, e luta para o resolver. É o que eu estou a fazer.

A impossibilidade de viver com a incompatibilidade entre o corpo e o cérebro é tanta que a necessidade de obter o corpo correcto se torna vital!

Desabafo pessoal: Não escolhi nascer com este "problema". Nasci com ele, vou sobrevivendo com ele, só estou a tentar resolvê-lo. Quero poder ser eu, quero poder mostrar ao Mundo a mulher que sou, a menina que sempre fui obrigada a esconder. Não consigo viver de outra forma que não seja sendo eu mesma, sendo Mulher.
       

7 comentários:

Sofia disse...

Olá Andreia!
Já leio o teu blog há um tempo... mas este é o meu primeiro comentário.
Gostei da tua definição e principalmente do teu desabafo.
A propósito de dizeres que é complicado uma pessoa que não é Transexual entender o que é ser um(a), acho que tens razão. Mas acho também que é porque as pessoas não tentam pôr-se no lugar dos outros, não tentam/não querem perceber.
Acho que tens uma força incrível. Quando tento imaginar como me sentiria se estivesse num corpo de homem, tivesse que me comportar como tal, toda a gente à minha volta me tratasse como tal... sinto que entraria em pânico, sentir-me-ia asfixiada... e este pensamento é apenas alguns segundos. Acho que viver assim durante anos, até finalmente se conseguir ser quem é verdadeiramente, não deve ser de todo fácil.

Não te deixes ir abaixo e luta para seres TU MESMA, vais conseguir! =)
Beijinhos*

(Okkk estiquei-me um bocadinho, desculpa lá! ;p)

Anónimo disse...

a pessoa transsexual consegue sentir prazer me interessei só agora pelo assunto depois de ver nos noticiários

Andreia on 25 de fevereiro de 2011 às 07:14 disse...

Eu anda não posso falar por experiência própria, pois ainda não fiz a cirurgia.
Mas isso depende bastante do médico, da técnica que ele utiliza (as cirurgias não são todas iguais! Existe várias técnicas no mundo... umas melhores, outras piores).

Mas há relatos de pessoas que dizem que sim, sentem prazer.

Anónimo disse...

Olá Andreia!
Gostavamos de ter a tua autorização para usar alguns dos teus textos como um testemunho real para um trabalho de filosofia. a tua definição de transexualidade e como descobris-te que o eras.

Admiramos muito a tua coragem...continua assim! Força! :D
´
Ah! Se quiseres deixar alguma mensagem para as pessoas a quem vamos apresentar o trabalho e a outras que o possam ler, está á vontade!

Obrigada pela atenção,
Bjs NikasSR, Rita e Márcia.

Andreia on 5 de abril de 2011 às 19:42 disse...

Olá olá!
Com certeza que podem. O meu blog serve exactamente para isso, para dar a conhecer a transexualidade do ponto de vista de uma, em milhões de transexuais no mundo.

Fico feliz que tenham decidido usar o conteúdo do meu blog :)

E gostava que entrassem em contacto comigo, gostava de saber mais sobre o que estão a preparar :)

Se quiserem: im.andreia.sonhos@gmail.com

Beijinho, e obrigada *

Manner disse...

André, faz-te um homem! Ou então: Welcome to the Hell!

Andreia on 2 de setembro de 2012 às 18:40 disse...

Cobardolas, nem a cara dás! :)

Enviar um comentário

 

Autora

A minha foto
Sou uma Rapariga Transexual, de 17 anos, numa luta pela sua identidade. Sou sensível, afectuosa, desprotegida, mas lutadora. A minha vida é feita de sonhos e esperanças, mas quero acreditar que um dia vou poder viver como qualquer outra pessoa. Quero acreditar que daqui por pouco tempo serei capaz de ME ser, por inteiro!

Translator

I'm so sorry if this translator is stupid and makes non-sense sentences, but it's the best I have to offer.

Visitas

Desde 09/10/09


Seguidores