segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Transexuais querem Ordem dos Médicos fora de processo de mudança de sexo", JN


Transexuais querem Ordem dos Médicos fora de processo de mudança de sexo

2011-01-01

NUNO MIGUEL ROPIO

Portugal é o único país do mundo onde a cirurgia de mudança de sexo depende da autorização de uma associação profissional: a Ordem dos Médicos. Os transexuais exigem que este cenário se altere e a decisão final parta das equipas clínicas que os acompanham.

 
foto JOSÉ MOTA/GLOBAL IMAGENS
Transexuais querem Ordem dos Médicos fora de processo de mudança de sexo
Pedro Nunes, actual bastonário
 
Enquanto que nos países onde se realizam mudanças de sexo apenas é necessário um parecer de profissionais de saúde mental, para que os transexuais possam chegar ao patamar da cirurgia genital; em Portugal, desde 1995, que é obrigatório a realização de um requerimento à Ordem dos Médicos (OM).

Só com a autorização de uma comissão, criada propositadamente pela OM para a transexualidade, é que alguém ultrapassa as fases de acompanhamento psicológico ou a da terapia hormonal.

Cenário único que nem os padrões estabelecidos pela Associação Mundial dos Profissionais de Saúde para a Transexualidade (WPATH) prevêem. A comissão da OM é composta por alguns - dos poucos - profissionais que contactam com a população transexual, porém, o poder que detém é superior a qualquer parecer clínico que lhe seja apresentado.

Tal como não há qualquer legislação que regule as operações  de mudança de sexo, à excepção do código deontológico da OM, que, entre várias condições, impõe que a terapêutica cirúrgica apenas seja permitida a maiores de idade. Isto quando, internacionalmente, se discute e já se intervenciona menores que foram diagnosticados como transexuais.

Segundo Júlia Mendes Pereira, do Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade (GRIT) da Associação ILGA Portugal, após a provável entrada em vigor da Lei de Identidade de Género - que desjudicializa a actual mudança de nome e sexo no Registo Civil -, que se encontra ainda nas mãos de Cavaco Silva, os transexuais irão bater-se pela retirada da autorização para cirurgia da OM.

"Pretendemos que o poder das equipas médicas que acompanham, durante muito tempo, estas pessoas, se estenda à decisão que agora se encontra nas mãos da Ordem dos Médicos. Não faz sentido que, ao termos uma das leis mais avançada dos mundo sobre as mudanças no Registo Civil, se mantenha esta situação", garantiu, ao JN, Júlia Mendes Pereira.

Se em 1984 Portugal legalizou da mudança de sexo, a verdade é que só 11 anos depois a OM deixou de proibir os profissionais que ali estavam inscritos de realizarem tal intervenção, com uma resolução do Conselho Nacional Executivo da Ordem, presidida então pelo bastonário Santana Maia. Naquele período o que aconteceu? Além de uma recomendação do Parlamento Europeu, em 1989, para que o panorama fosse alterado, a maioria dos transexuais portugueses recorriam a cirurgiões estrangeiros.

Ao JN, o ainda bastonário da OM - tendo em conta as eleições para o cargo -, Pedro Nunes, admitiu alterações na forma como os transexuais acedem à cirurgia, contudo alerta para a necessidade de garantir que só a quem for "identificada a perturbação da identidade de género o possa fazer".

"A comissão tem dos profissionais das mais qualificados e especialistas na área. Logo, pode ser mais isento o parecer de uma comissão que nunca contactou com a pessoa a operar, do que a decisão das equipas clínicas que a acompanham, talvez mais susceptíveis de um facilitismo", disse.

Já João Décio Ferreira, membro do referido grupo e único cirurgião a realizar tal intervenção, frisou que, a extinguir-se o actual processo, há que criar uma credenciação dos profissionais que podem ter poder decisão. "De modo a que os pareceres que emitam tenham a garantia que se trata de transexualidade e não de outros casos, como,  eventualmente, esquizofrenia", explicou.

8 comentários:

Manel disse...

Olá Andreia, obrigado pela divulgação da notícia! :)

Gostava de saber o que sentes sobre isto!

Andreia on 4 de janeiro de 2011 às 23:39 disse...

Alô Manel!

Bem, é assim: eu até entendo a preocupação de quererem filtrar a coisa e garantir que o serviço só é prestado às pessoas que realmente sofram de disforia de género.
Agora, tendo em conta a parvoíce de tempo que uma pessoa tem de estar à espera para ter autorização da OM para realizar a cirurgia, epah, pronto... sou a favor de que seja essa responsabilidade seja retirada à OM.

:)
E tu, o que achas?

Pangéia on 6 de janeiro de 2011 às 02:17 disse...

Boa noite, minha rapariga!

Como andas? Vim só para divulgar um blog que estou seguindo a partir de agora: naotemosvergonha.blogspot.com. Ele é ligado a homosexuais, bisexuais, transexuais e afins. Dê uma olhada, se te interessardes. Vou indo para cama agora, um beijo de boa noite.

Andreia on 6 de janeiro de 2011 às 07:08 disse...

Alô Pangeia!

Por acaso eu já conhecia esse blog :P
Mas não estaria interessada em me expor dessa forma...

Mas obrigada por lembrar de mim! :)

Beijos!

Manel disse...

Pois o que eu acho sobre o assunto é que as regras deviam sempre estar feitas da forma que fizer as pessoas a quem elas dizem respeito sentir-se melhor! Por isso é que queria saber como vês a questão :)

A Ordem dos Médicos até pode ser (não estou a dizer que é ou que não é, porque não sei) o órgão de especialistas mais indicado para tomar a decisão, mas se assim for, não deveria demorar tanto tempo e também deveria esclarecer se as decisões que toma são consensuais entre os médicos, porque já ouvi médicos diferentes dizerem coisas diferentes, por exemplo sobre a idade mínima...

Em suma, acho que era bom que existisse mais informação e debate sobre estas diversas questões e opiniões!

Pangéia on 7 de janeiro de 2011 às 00:37 disse...

Bom, não estou a obrigá-la a seguirdes nada nem ninguém guria. Eu pelo menos estou seguindo, e publicamente.

Andreia on 7 de janeiro de 2011 às 07:22 disse...

Ah! Pensei que estavas a dar a ideia de eu também dar o meu testemunho...

Mas de qualquer forma, não tenho muito interesse naquele blog. Mas obrigada! :)

Andreia on 7 de janeiro de 2011 às 15:39 disse...

Manel, sim, concordo.

Não vejo assim tão grande problema pelo facto de se ter de obter a autorização da OM. Não acho que seja assim tão horrível.
Simplesmente acho que os serviços deviam ser prestados de melhor forma.

Mas pronto, vamos dar no que dá.


E já agora, quando ao veto pelo PR, não estou totalmente contra. Até entendo as razões dele.

*

Enviar um comentário

 

Autora

A minha foto
Sou uma Rapariga Transexual, de 17 anos, numa luta pela sua identidade. Sou sensível, afectuosa, desprotegida, mas lutadora. A minha vida é feita de sonhos e esperanças, mas quero acreditar que um dia vou poder viver como qualquer outra pessoa. Quero acreditar que daqui por pouco tempo serei capaz de ME ser, por inteiro!

Translator

I'm so sorry if this translator is stupid and makes non-sense sentences, but it's the best I have to offer.

Visitas

Desde 09/10/09


Seguidores