domingo, 11 de outubro de 2009

Dança

Hello :D

Bem, hoje fui ao cinema ver um filme com o qual já andava a sonhar há algumas semanas: o FAMA.
Trata-se de um filme que representa o meu grande sonho desde pequenina, uma vertente da minha vida que não consigo, nem tenho ajuda, para libertar.
A Dança é e foi desde sempre a minha paixão, o meu tudo, o meu Eu. Não há palavras que expliquem aquilo que se sente se dança, é uma fusão entre o corpo e a mente, um mundo onde nada mais existe, e onde podes ser o que quiseres.

Não sou capaz de me ver dançar. Quando me vejo ao espelho, por mínimo que seja o movimento, dá-me um enorme desejo de me rasgar, de me mutilar, de me destruir.

Contudo, gosto de me sentir dançar. Gosto de sentir a garra que existe dentro de mim, à espera de se soltar. A paz, a sensualidade, a ânsia de dominar. Como é bom deitar tudo cá para fora!

Gostava de ter entrado para o Ballet. Mas o Ballet nem sempre foi feito para aqueles que nasciam meninos.
A única experiência a sério que tenho de dança, é um conjunto de estilos de dança urbana.
O que ninguém sabe, é que desde os 9 anos que me entrego à Dança do Ventre. A perfeição dos movimentos ainda não se entregou ao meu corpo, mas chegarei lá. Faltam-me ancas e peito para sentir a confiança ...
De resto, vou dominando o que posso. Um bocadinho aqui, outro ali.

Pergunto-me se algum dia vou poder realizar o meu sonho de entrar numa escola profissional de dança, e sair de lá pronta para entrar nesse mundo, que me preenche a alma. Se um dia brilharei em cima de um palco...

Não sei, mas dependendo dos outros, nunca.

Fame (2009) - Official Trailer


2 comentários:

Pangéia on 6 de março de 2010 às 01:58 disse...

Boa noite!

Você talvez não me conheça ainda, não sou celebridade famosa, sou como você, ainda busco o dia em que subirei em algum palco só pelo prazer de tocar minha flauta doce soprano barroca ou de reger uma orquestra - sou apaixonado por Música Erudita (muita coisa desse gênero tem a ver com Balé Clássico, Cinderela, por exemplo, fora composta por Pietr Ilich Tchaikowski) e um grande apreciador do excelso regente austríaco Heribert Ritter von Karajan - porém, para mim o dia está próximo, minha profissionalização no mundo da Música terá início no dia 16 de julho de 2010 - falta pouco, eu chego lá!
Adorei o vídeo postado por aqui. E quem disse que quem tem pênis no entre pernas não pode dançar balé? Que grande besteira! Sempre imaginei que Portugal fosse país de primeiro mundo, que tivesse evoluído no que respeita à mentalidade, ... Estarei enganado? É tão preconceituoso como meu país? Mesmo residindo no Brasil - nasci aqui e daqui jamais saí, espero um dia poder dar o fora dessa merda (desculpe) - e mesmo com tanto preconceito que meus compatriotas brasileiros tenham, já dancei de tudo: forró, break, flamenco - aquele balé da Carmem, de Bizet (aprendi a dançá-lo assistindo Carlos Saura, creio que já conheça), sapateado, e até mesmo balé clássico - é o que tento aprender hoje em dia, sempre fui apaixonado por todas as formas de manifestações artísticas, incluindo a dança - e no entanto, jamais dei trela pra eses preconceituosos que à-cá vivem! Se você quisesse mesmo aprender a dançar, iria fundo no sonho! Não vou ser hipócrita, gente ruim existe em qualquer país do mundo e no Brasil ainda existe muito preconceito quanto aos homens que dançam balé ou trabalham com formas superiores de arte. Eu próprio já cheguei a apanhar e feio pura e simplesmente por gostar de Regência, vivo estudando-a. Se pensas que me entreguei a algum desses preconceitos infantis do brasileiro, engana-se, continuo meus estudos até hoje. Então avredito que se a dança fosse mesmo seu sonho, não teria desistido dela por meia dúzia de gatos pingados que não o compreendem ... Patrick Swayze e John Travolta também tiveram aulas de balé e sapateado quando garotinhos; veja onde estão agora! Desculpe se achou minha intromissão aqui meio ofensiva, minha intenção não foi de te ofender, apenas tentar fazer com que você embarque mesmo atrás do seu sonho, não fique se reprimindo por essa corja de preconceituosos. Como se diz por aqui, é inveja desse povo! (Pessoalmente, não acho que seja inveja; se fosse, eles iriam atrás de aprender a dançar também).
Bom, sem mais delongas, apoio seu sonho, também danço. E apesar do que brasileiros pensam a respeito de homens que praticam balé clássico, sou casado e muito bem casado, não sou nenhum boióla, como se diz por aqui. Nem acredito que todo bailarino seja, o brasielrio é quem é besta de generalizar!
Fica com Deus e felicidades na vida. Boa sorte para correr atrás de seu sonho - a dança - e igualmente boa sorte na transição de seu corpo físico.

Amplexos sinfônicos!

Andreia on 10 de março de 2010 às 18:00 disse...

Olá Pangéia!

Antes de mais, peço desculpa pela demora quanto aos comentários. É que tenho andado sem internet nos últimos dias, e não deu para os aceitar e responder xP

Fico muito feliz por saber que vais dar esse passo. É óptimo, e gostava de fazer o mesmo, um dia. Mas só daqui a muitos, muitos anos.

Portugal não é um mau país, mas acredite que muito do que se pensa, é mentira. Portugal não é essa coisa maravilhosa que se diz.
Embora as mentalidades estejam a evoluir, Portugal continua a ser um país muito preconceituoso, preso a costumes antigos e completamente nonsense.
Infelizmente os jovens estão divididos: de um lado aqueles de mente aberta que podem mudar o país; do outro lado aqueles que herdam as mentalidades retrógradas dos pais antiquados, e que metem nojo a qualquer um(a).

O facto de eu não estar a investir na dança (para além daquilo que faço em casa, por conta própria) não é exactamente o preconceito dos outros.
Quando falei em "o ballet não ter sido feito para meninos", era algo do género... minha mãe teria me colocado no ballet, se eu tivesse nascido menina; como eu nasci com corpo de menino, ela nunca nem colocou essa hipótese.

Eu não posso investir na dança dessa forma intensa por dois motivos: o primeiro, porque eu própria morro tendo de usar meu corpo, este que a Natureza me deu e que não é meu, é horrível, e eu odeio ver-me a dançar por isso; o segundo e não menos importante é a dificuldade económica com que vivemos aqui em casa, não há possibilidades de os meus pais me pagarem as aulas, senão eu ainda dançaria.

Não me resta outra opção senão investir eu mesma, aqui em casa, por minha própria conta, tentando aprender o que posso e preparar o meu corpo.

E quanto à associação "bailarino = boióla", não é só no Brasil. Aqui em Portugal também há esse problema, mas as classes com maior grau de educação tendem a não ter mais esse pensamento.


Obrigada pelos comentários e pela força :)

Enviar um comentário

 

Autora

A minha foto
Sou uma Rapariga Transexual, de 17 anos, numa luta pela sua identidade. Sou sensível, afectuosa, desprotegida, mas lutadora. A minha vida é feita de sonhos e esperanças, mas quero acreditar que um dia vou poder viver como qualquer outra pessoa. Quero acreditar que daqui por pouco tempo serei capaz de ME ser, por inteiro!

Translator

I'm so sorry if this translator is stupid and makes non-sense sentences, but it's the best I have to offer.

Visitas

Desde 09/10/09


Seguidores